COMO POSSO

TE AJUDAR?

CÂNCER COLORRETAL

Reproduzir vídeo

O câncer colorretal é um câncer que começa no cólon ou no reto. Esses cânceres também podem ser chamados de câncer de cólon ou câncer retal, dependendo de onde começam. O câncer de cólon e o câncer retal geralmente são agrupados porque têm muitas características em comum.

O câncer começa quando as células do corpo começam a crescer fora de controle. As células em quase qualquer parte do corpo podem se tornar câncer e se espalhar para outras áreas do corpo.

No vídeo, Dr. Gustavo explica aspectos desde a prevenção, o diagnóstico até o tratamento dessa doença.

ENDOMETRIOSE

Reproduzir vídeo

A endometriose é um distúrbio frequentemente doloroso, no qual o tecido semelhante ao tecido que normalmente reveste o interior do útero – o endométrio – cresce fora do útero.

A endometriose geralmente envolve ovários, trompas de Falópio e o tecido que reveste a pelve. Às vezes a endometriose atinge outros órgãos, como o intestino, e nesse caso o tratamento é feito com colaboração de um médico coloproctologista.

Assista a esse vídeo super completo sobre Endometriose.

TRATAMENTO MINIMAMENTE INVASIVO DO CISTO PILONIDAL

Reproduzir vídeo

A doença pilonidal também conhecida como cisto pilonidal, é a alteração na pele que ocorre sobre a região do cóccix. Nesse vídeo Dr. Gustavo explica melhor sobre esse problema e como pode ser tratado.

Uma das possibilidades de tratamento é uma nova técnica minimamente invasiva para o tratamento de cistos pilonidais e recidivas. O objetivo é uma ablação endoscópica do cisto pilonidal, de possíveis fístulas e orifícios da fístula sob controle visual.

O controle visual direto é uma das características centrais desse novo procedimento cirúrgico.

TRATAMENTO MINIMAMENTE INVASIVO DE FÍSTULA ANAL

Reproduzir vídeo

Um abscesso anal é uma cavidade infectada cheia de pus encontrada perto do ânus ou do reto. Noventa por cento dos abscessos são resultado de uma infecção aguda nas glândulas internas do ânus.

Uma fístula anal é freqüentemente o resultado de um abscesso anal anterior ou atual. Isso ocorre em até 50% dos pacientes com abscessos. Anatomia normal inclui pequenas glândulas apenas dentro do ânus.

A fístula é o túnel que se forma sob a pele e conecta as glândulas infectadas obstruídas a um abscesso. Uma fístula pode estar presente com ou sem abscesso e pode se conectar apenas à pele das nádegas perto da abertura anal.

Assista o vídeo e saiba mais,

CIRURGIA TRANSANAL

Reproduzir vídeo

É uma cirurgia feita por técnica minimamente invasiva, principalmente para tratar casos de câncer em que o tumor está localizado próximo ao esfíncter anal (chamado tumor de reto baixo). Utiliza monitores e câmeras de alta definição e pinças especiais que possibilitam um controle rigoroso do sangramento, evitando, muitas vezes, a necessidade da colostomia definitiva.

É uma técnica inovadora e recente no país. Dessa maneira, a identificação e a ressecção durante a cirurgia são feitas com exatidão, e as chances de preservação dos músculos do ânus são maiores.